Um estudo divulgado pela publicação científica Journal of the American Medical Association aponta que os videogames tem um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo das crianças.
+Garagem secreta com coleção de Fuscas e outras antiguidades é descoberta no interior de SP
+ Black Friday: veja os 10 produtos mais desejados
+ Embraer quer vender KC-390 para a Coreia do Sul
+ Epic Games Store: confira os jogos grátis até 3 de novembro
A pesquisa foi realizada com quase 2 mil crianças com idades entre nove e dez anos. O estudo separou essas crianças em dois grupos: as que jogam videogame por três horas ou mais por dia e as que nunca jogaram.
Elas então foram submetidas a tarefas que refletiam a capacidade de controlar o comportamento impulsivo e memorizar informações, bem como a atividade cerebral durante a execução.
As crianças que jogaram videogames por três horas ou mais por dia foram mais rápidas e precisas nas duas tarefas cognitivas do que as que nunca jogaram. Além disso, o atividade cerebral dos jogadores foi mais intensa em regiões do cérebro associadas à atenção e memória.
Os pesquisadores destacam que as novas descobertas não significam que as crianças devem jogar videogames por longos períodos e que o impacto cognitivo será diferente de acordo com o tipo de game que elas jogam, embora os impactos a longo prazo não tenham sido avaliados nesses estudo.